Loading...
Top Noticias

Notícias

UHE Nova Ponte registra baixo nível de água

NOTÍCIAS

22/01/2021

UHE Nova Ponte registra baixo nível de água

Na primeira reunião de 2021 da Sala de Acompanhamento da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, conduzida pelo superintendente de eventos críticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Joaquim Gondim, representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) fizeram alertas quanto aos níveis dos reservatórios de toda a Bacia do Rio Paranaíba, incluindo àqueles que estão instalados ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, como a Usina de Nova Ponte, com 12,67% de volume útil.

 

Os participantes do encontro virtual, realizado na manhã desta sexta (22/1), também puderam acessar dados atualizados sobre monitoramento, previsões e projeções climáticas na Bacia do Rio Paranaíba. Eles acompanharam breves relatos das chuvas passadas, com dados da precipitação acumulada no período de 6 a 21 de janeiro.

Previsão do Cemaden aponta cenário de chuvas abaixo da média histórica

 

Segundo Marcelo Seluchi, representante do Cemaden, a chuva dos últimos 30 dias registrou uma ligeira queda, se comparada à média histórica. Ainda de acordo com Seluchi, existem modelos de projeções que indicam a mesma tendência para as quatro próximas semanas, apesar do nível de confiabilidade ser menor por ser tratar de um período mais longo. 

 

Condição hidrológica adversa vem dando sinais desde novembro

 

Paulo Diniz de Oliveira, representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), explicou que a condição hidrológica adversa ocorre desde o fim de novembro de 2020, sendo o mês de dezembro o segundo pior registrado para o período em todo o histórico.

 

As condições hidroenergéticas da UHE de Nova Ponte também vêm apresentando um quadro hidrológico considerado “muito ruim”. Hoje, a UHE trabalha com 12,67% do volume útil, fator agravado pelas chuvas abaixo da média registradas nos últimos 30 dias. 

 

A próxima reunião da Sala de Acompanhamento da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba está marcada para o próximo dia 26 de fevereiro. 

 

Notícias em destaque

Mais notícias