Loading...
Top Noticias

Notícias

Projeto de cadastro técnico multifinalitário está em fase avançada de execução

NOTÍCIAS

22/02/2021

Projeto de cadastro técnico multifinalitário está em fase avançada de execução

Financiado com os recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, a empresa contratada no projeto para cadastro técnico multifinalitário já entregou 100% do serviço em Pratinha e agora chega à cidade de Tapira.

 

No total, seis municípios da Bacia (Serra do Salitre, Pedrinópolis, Santa Juliana, Campos Altos, Pratinha e Tapira) terão os sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem fluvial cadastrados. A sistematização é feita com uso da tecnologia Ground Penetrating Radar – GPR (GeoRadar), e o Termo de Referência prevê o levantamento dos componentes com vetorização e plotagem dos produtos finais que integram os sistemas em cada uma das cidades.

 

O cadastro também considera informações relativas à toda infraestrutura dos sistemas. São considerados dados como diâmetro, material utilizado, profundidade, estado de conservação, localização da rede em via pública, coordenadas geográficas das singularidades (georreferenciamento), localização de poços de visitas e caixas de passagem, booster, desnível geométrico, conjuntos motobombas, elevatória de esgoto, entre outros itens. A coleta de dados ainda determina que seja feita inspeção por vídeo em tubulações e estruturas com suspeita de danos.

 

Com as informações obtidas, os colaboradores do consórcio PP Araguari, empresa vencedora da licitação, também devem digitalizar todos os dados de acordo com as especificações técnicas indicadas pela ABHA Gestão de Águas. Entre as especificações está a conversão e padronização de bases digitais para utilização no Sistema de Informações Geográficas do Rio Araguari (SIG Araguari).

 

FISCALIZAÇÃO

 

A agência ABHA Gestão de Águas também abriu processo seletivo e contratou uma empresa para fiscalizar a execução dos serviços de cadastro técnico multifinalitário.

 

Antes do início dos trabalhos em Pratinha, primeira cidade a receber os serviços, a equipe técnica da ABHA recebeu da SANEAMB Ambiental LTDA um plano de trabalho completo para acompanhamento, fiscalização e validação dos produtos previstos no projeto.

 

Mais do que acompanhar o andamento diário, os técnicos da SANEAMB Ambiental também produzem um relatório final para cada cidade. Esse levantamento é feito após a conclusão do serviço pelo consórcio PP Araguari e, ao final, os dados são remetidos ao corpo técnico da ABHA Gestão de Águas para análise.

Notícias em destaque

Mais notícias