Loading...
Top Noticias

Notícias

Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Governo de Minas e entidades parceiras anunciam XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

12/04/2021

Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Governo de Minas e entidades parceiras anunciam XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

No momento em que Minas Gerais celebra os inúmeros avanços na gestão hídrica, um dos principais eventos voltados para a discussão dos assuntos relativos ao uso da água no Brasil será em solo mineiro.  Em novembro de 2021, Minas se torna o “Estado das Águas”, ao sediar, em Belo Horizonte, o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece a cada dois anos e reúne profissionais, área acadêmica e sociedade para compartilhamento e discussão de assuntos relevantes da área.

 

Com o tema Água em Pauta: Múltiplas Dimensões, o simpósio em BH abrange os recursos hídricos nas mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos, hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações em monitoramento e gestão de dados. São assuntos atuais, que ampliam as discussões acerca do conteúdo hídrico.

 

Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro), com apoio do Governo de Minas e entidades parceiras, o encontro terá duração de cinco dias, reunindo mais de 3 mil pessoas, entre representantes de órgãos públicos e privados, estudantes, pesquisadores e profissionais de setores usuários que se debruçarão em debates sobre a água no Brasil.  Com a expectativa de movimentar R$26 milhões na economia local, o simpósio também deve gerar 480 empregos diretos e 390 postos de trabalho indiretos na capital mineira.

 

O bom momento justifica a escolha de Minas para sediar esse grande debate de ideias. O Estado vem se desenvolvendo e se destacando por suas medidas em diferentes áreas para garantir quantidade e qualidade dos recursos hídricos para os diversos usos. O Programa Água Doce (PAD) em Minas, por exemplo, tem a previsão de levar, até o final deste ano, água potável e de qualidade a mais de 30 mil pessoas do semiárido mineiro. Por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) há reformulação no processo de concessão das outorgas de direito de uso da água, remodelagem do gerenciamento dos recursos hídricos no âmbito dos comitês de bacia, e fortalecimento da previsão de eventos críticos.

 

São ações como essas que fazem de Minas Gerais um estado compromissado e preparado para receber as principais personalidades do Brasil e contribuir para ampliar as discussões sobre os recursos hídricos. Venha fazer parte desse encontro para fazer a diferença no Brasil e no mundo.

 

Seja bem-vindo a esse evento, no qual, juntos, vamos pensar de forma diferente e eficiente!

Marília Melo
Presidente da Comissão Organizadora Local

 

Para mais informações sobre a submissão de trabalhos técnicos, acesse aqui. 

Para fazer sua inscrição, acesse aqui. 

Notícias em destaque

Mais notícias