Loading...
Top Noticias

Notícias

Grupo de Trabalho Mexilhão Dourado conhece o Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento da espécie

NOTÍCIAS

20/12/2021

Grupo de Trabalho Mexilhão Dourado conhece o Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento da espécie

Em reunião virtual na tarde desta quinta, 16 de dezembro, o Grupo de Trabalho (GT) Mexilhão Dourado retomou o diálogo sobre as ações para combater a espécie invasora que preocupa o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari). Um dos objetivos do grupo é difundir conhecimento sobre o mexilhão dourado em todos os 20 municípios da bacia.

 

O grupo definiu Fábio Tonissi Moroni, representante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como secretário e acompanhou uma apresentação sobre o Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Mexilhão Dourado, realizada pela representante da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Helen Regina Mota.

 

“Prevenir essa ação de invasão em novas bacias é a visão de futuro do plano nacional, que é conter a praga dentro daquela bacia e, assim, impedir que se espalhe para regiões próximas”, comentou Helen que também explicou que a ideia é apresentar os dados ao GT para adaptar as ações realizadas em âmbito nacional para a bacia do Rio Araguari.

 

 

Os membros do GT Mexilhão Dourado sugeriram a realização de ações de educação ambiental na bacia do Rio Araguari, como oficinas, capacitações, seminários, webinários, entre outros.

 

Em janeiro, o GT se reunirá novamente para iniciar a elaboração da matriz de trabalho. O próximo encontro está previsto para dia 14 de janeiro. A proposta vai orientar ações e metodologias específicas do trabalho de educação e conscientização ambiental sobre o mexilhão dourado.

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari 

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Osmam Martins

Notícias em destaque

Mais notícias