NOTÍCIA » Projeto irá diagnosticar demanda por capacitação para gestão integrada de recursos hídricos

18/02/2011 às 13:42

Equipe de pesquisadores do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo apresentou a representantes das gerências do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) o resultado do estudo para diagnóstico de demanda e oferta de capacitação e extensão tecnológica para a gestão integrada dos recursos hídricos nas cinco regiões administrativas do país.

O projeto, que recebeu o nome de Rede Yara, tem como objetivos identificar a demanda e oferta de capacitação e extensão tecnológica, nos níveis médio e superior de ensino em todas as regiões do Brasil e propor o formato ideal de uma rede nacional de capacitação para a gestão dos recursos hídricos.

De acordo com as pesquisadoras Natássia Bonini Vidas e Raquel Izidoro, que participaram do desenvolvimento do projeto e estão visitando várias cidades do Brasil para divulgar os resultados, a Rede Yara poderá ser um instrumento efetivo na promoção da capacitação para o melhor gerenciamento das águas nas diversas instâncias. “Estamos trabalhando na divulgação da Proposta da Rede. Durante a pesquisa, tivemos o apoio da Agência Nacional das Águas (Ana) e do Ministério do Meio Ambiente, fundamentais para a estruturação e funcionamento do sistema”, ressalta Natássia.

Segundo Raquel, as visitas pretendem fomentar o diálogo sobre a falta de comunicação entre os gestores das águas e as instituições de ensino. “A princípio, as universidades e os institutos federais irão oferecer a capacitação para as pessoas que trabalham com a gestão das águas nas instâncias de governo”, explica.

A coordenadora do Núcleo de Apoio aos Comitês de Bacia do Igam, Lílian Domingues, complementa que a demanda pode vir dos gestores. “Com a Rede funcionando, poderemos demandar as áreas prioritárias para a capacitação”, conclui.

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

Fonte:

0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos
da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.