NOTÍCIA » CTPlan discute novos projetos para a bacia do rio Araguari

24/10/2017 às 12:21

Os membros da CTPlan - Câmara Técnica de Planejamento e Controle se reuniram na manhã do dia 23 de outubro, na UFU - Universidade Federal de Uberlândia para conhecer o projeto do IEF - Instituto Estadual de Florestas para o viveiro de Araguari, discutir o Plano Plurianual de Aplicação de Recursos, entre outros temas relevantes para a bacia do rio Araguari. 

O responsável pelo projeto, Areduíno Tonini Neto, apresentou todos os aspectos da proposta de parceria que prevê disponibilizar 100 mil mudas por ano para o CBH Araguari que serão usadas, prioritariamente, na recuperação de áreas degradadas e de recarga hídrica. Apesar do viveiro estar localizado no município de Araguari, ele fornecerá mudas para toda a bacia, principalmente nas bacias prioritárias definidas de acordo com a Resolução nº 53/2014 do CBH Araguari.

De acordo com a proposta, o CBH Araguari, por meio da ABHA e utilizando os recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos, seria responsável pelas reformas do prédio, do sistema de irrigação, dos canteiros, do alambrado e pelo pagamento dos viveiristas.

Após analisar a proposta e julgá-la pertinente aos objetivos do CBH Araguari, os membros da CTPlan indicaram que seja realizada uma reunião conjunta com representantes da Câmara Técnica, da ABHA e do Ministério Público para viabilizar de forma mais consistente a implementação do projeto. 

Foi apreciado também o Plano Plurianual de Aplicação de Recursos da Cobrança na bacia do rio Araguai para os anos de 2018 e 2019. Pollyanna Duarte, analista ambiental da ABHA, apresentou uma proposta baseada no PPA atual, na qual apenas foi aplicada a proporcionalidade dos recursos já destinados a cada uma das ações previstas, adequando-as ao montante de recursos em caixa. A proposta foi aprovada e seguirá para análise pela Plenária do Comitê. 

O último tema discutido pela CTPlan foi a Minuta de Edital de Procedimento de Manifestação de Interesse para a seleção de municípios bacia do rio Araguari que necessitam de projetos na área de saneamento básico. Atendendo as orientações dos membros da Câmara Técnica, o edital selecionará municípios, de até 20 habitantes, para receber os projetos básicos executivos para a implementação de sistemas alternativos de tratamento de efluentes (fitorremediação) e também projetos de criação e expansão de rede de coleta de esgoto. A Minuta de Edital ainda receberá ajustes e a expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2017.

Fonte: Assessoria De Comunicação CBH Araguari

0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos
da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.