NOTÍCIA » Encob 2017 focou no fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos HĂ­dricos

17/11/2017 Ă s 10:44

O Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (Encob 2017) chegou a sua 19ª edição, focado no fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SNGRH), por meio dos Comitês de Bacia.  O evento foi realizado em Aracaju – SE, entre os dias 7 e 11 de novembro.

CBH Araguari

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) esteve no evento representado pelos conselheiros Antonio Giacomini, Ivone Borges, Fernando Abdalla, Hideraldo Buch, João Eduardo Della Torres, Mauricio  Scalon, Michel Sinclair e Sylvio Andreozzi . Também membros do CBH Araguari, estavam Antonio Geraldo e Marco Túlio Prata.

Abertura

Na solenidade oficial de abertura estavam presentes, entre outras autoridades, a coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, responsável pela organização do evento, o vice-governador do estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), Lupércio Ziroldo Antônio, o secretário de Meio Ambiente de Alagoas, Alexandre Ayres, secretário de Meio Ambiente de Sergipe, Olivier Ferreira Chagas, o assessor do governo sergipano, Rogério Carvalho, a representante do Ministério de Meio Ambiente, Larissa Rosa; o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente de Sergipe, Ailton Rocha.

Além de homenagens e das apresentações da Filarmônica de Itabaiana, durante o evento foi a assinada a ordem de serviço para reflorestamento de matas ciliares, com investimentos de R$14 milhões, pelo secretário de Meio Ambiente de Sergipe.

Na solenidade de abertura, foi anunciada a capital de Santa Catarina, Florianópolis, como a sede do Encob 2018.

Oficinas e cursos

No primeiro dia, 7 de novembro, os participantes podiam optar por um curso ou oficina ministradas pela Agencia Nacional de Águas (ANA), sendo elas: Seminário Água, Comunicação e Sociedade; Planejamento de Capacitação para CBH baseado no Modelo de Competências;  Oficina Pro-Comitês; e Reuso da Água sob o foco da Gestão de Recursos Hídricos.

Concomitantemente, foram realizados, ainda, a Apresentação do projeto Eco Cuencas, pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob); o II Seminário Água e Gênero; e o Fórum dos Comitês de Bacia Hidrográfica Interestaduais.

Mesas de diálogo

Ao todo, foram 5 meses de diálogos realizadas ao longo do evento. As mesas eram seguidas de rodas de conversas para discussão. Os temas foram: 20 anos da Lei das Águas; Mudanças Climáticas e Gestão dos Recursos Hídricos; Convivência sustentável com a escassez hídrica; e Avanços e contribuições para a Gestão dos Recursos Hídricos; e Juventude: Compartilhando a Gestão dos Recursos Hídricos.

Encontros e reuniões

Durante a programação, reuniões com públicos específicos foram realizadas, como: Encontro da Juventude pelas Águas; Encontro dos Fóruns Estaduais de Comitês de Bacias Hidrográficas; PMSB – parcerias público-privadas e saneamento em regiões metropolitanas; Encontro das Entidades Delegatárias e Agencias de Bacias; Reunião Fnoga; Profágua; Encontro da Sociedade Civil; e Encontro dos Usuários de Recursos Hídricos.

CBHs

O dia 10 de novembro, foi dedicado aos Comitês de Bacias Hidrográficas. Na parte da manhã os representantes dos Comitês se reuniram por região e puderam elencar suas demandas. No período da tarde, os CBHs expuseram ao plenário suas demandas, cenário e dificuldades vividas.

Visitas Técnicas

No último dia, 11 de novembro,  aconteceram as visitas técnicas. Os participantes foram divididos em grupos para TRÊS destinos diferentes: Estação de Tratamento de Itabaiana; Foz do São Francisco e Cânions do Xingó.

Coordenador do FNCBH é membro do CBH Araguari

Dentro da programação do Encob houve, ainda, a Assebleia do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Além de definir Curitiba – PR a cidade do Encob 2019, foi eleito a nova coordenação do FNCBH que tem, entre outras atribuições, a organização do Encob.

Apos a apresentação das duas chapas inscritas, os representantes dos CBHs de todo o Brasil votaram e com 108 de 152 votos, Hideraldo Buch, membro do CBH Araguari, foi eleito o novo coordenador que estará a frente do FNCBH em 2018 e 2019. A chapa eleita conta ainda com Luiz Carlos Sousa Silva, como 1o Coordenador; e Patrice Juliana Barzan, como 2a coordenadora.

 

Fonte: Assessoria De Comunicação

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.