NOTÍCIA » CBH Araguari participa da maior edição do FĂłrum Mundial da Água

23/03/2018 Ă s 18:36

O evento que aconteceu, em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março, reuniu mais de 85 mil pessoas de 172 países diferentes e é a maior edição da história. Um dos principais intuitos do Fórum é fazer com que tema “água” fosse colocado entre as prioridades da agenda política e da sociedade como um todo.

A 8ª edição foi marcada por ações inéditas. Entre elas a Vila Cidadã, um espaço gratuito e aberto ao público que falou sobre água de um jeito diferente, lúdico e acessível. Foram quase 100 mil pessoas que passaram pelo espaço e puderam ter acesso a um evento tão importante. Outro ponto que chamou a atenção de quem esteve na Vila foi a interação das crianças, cerca de 40 mil estiveram no espaço nos sete dias e puderam aprender sobre água, educação ambiental e conscientização.

Os membros do CBH Araguari que estiveram presentes tiveram a oportunidade de participar de mais 300 sessões temáticas, inúmeros momentos de discussões e compartilhamento de experiências que, com certeza, influenciarão positivamente nas atividades do Comitê.

Além disso, o Fórum foi uma oportunidade de estreitar relações, conhecer pessoas e introduzir possíveis parcerias nacionais e internacionais. O relacionamento e o envolvimento com instituições, empresas e órgãos interessados em colaborar com a Gestão de Recursos Hídricos é fundamental.

“Participei de várias palestras voltadas as questões municipais, que é a minha área de representatividade dentro do Comitê, com temas como Saneamento e Drenagem. Outra questão que me chamou bastante atenção foi justamente o compartilhamento de informação entre os países que estavam presentes no Fórum, lugares onde se tem pouco recurso financeiro nos apresentaram soluções bastante criativas e baratas que podem nos ajudar a minimizar nossos problemas” ressalta Bruno Gonçalves, vice-presidente do CBH Araguari.

“O Fórum apresentou os desafios e as oportunidades ligados à crise hídrica mundial e nos propôs a pensar em novas tecnologias e novos processos, no aprimoramento das companhias de saneamento e várias outras questões. Um ponto muito bacana é o legado que o fórum quer deixar em relação a assuntos como:  as adaptações provocadas pelas mudanças climáticas, preocupação universalização dos serviços de saneamento básico, da ampliação de investimento, ganhos de eficiência operacional nos serviços de água e esgoto, uma preocupação muito grande com a reestruturação das redes de água e esgoto, entre vários outros” afirma Luiz Humberto, Secretário do Comitê.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria De Comunicação

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.