

CBH Araguari entrega Pátio de Compostagem em Uberlândia
29/08/2025
Na tarde desta sexta-feira (29/08), foi realizada a entrega oficial do Pátio de Compostagem de Resíduos Orgânicos de Uberlândia, localizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Uberabinha. O evento contou com a presença do prefeito Paulo Sérgio, coordenadores do DMAE, além de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) e da Abha Gestão de Águas .
Com investimento de quase R$ 2 milhões viabilizados pelo CBH Araguari, provenientes da cobrança pelo uso da água, a obra é um marco para a gestão ambiental e a sustentabilidade na bacia do Rio Araguari. O novo espaço será capaz de processar até 30 toneladas de resíduos orgânicos por mês, que antes eram destinados ao aterro sanitário. Agora, esse material ganha uma nova finalidade: será transformado em adubo de qualidade para apoiar a agricultura familiar e urbana.
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, destacou a importância do engajamento coletivo:
“Temos agora a responsabilidade de envolver não apenas a Prefeitura, mas também a sociedade e as empresas para que todos estejam engajados nesse processo. A compostagem é simples, mas ainda pouco utilizada. Estivemos no CEASA há dois anos, quando essa ideia começou, e hoje vemos aqui uma estrutura totalmente preparada para transformar resíduos em produtividade. Essa iniciativa, além de incentivar o uso da compostagem como prática sustentável, pode se tornar também uma oportunidade de negócio, gerando riqueza e desenvolvimento para a nossa cidade.”
O Pátio de Compostagem é um exemplo concreto de economia circular: aquilo que antes era visto como rejeito passa a ser matéria-prima para a produção agrícola, fechando o ciclo entre cidade, campo e meio ambiente. Além de reduzir a quantidade de lixo encaminhado ao aterro, a iniciativa contribui para a diminuição de gases de efeito estufa, aumenta a vida útil do aterro sanitário e devolve ao solo nutrientes essenciais.
Segundo o vice-presidente do CBH Araguari, Celismar Costa, a entrega do Pátio reforça o papel estratégico do Comitê:
“O Comitê de Bacia faz parte de uma estrutura estadual de gestão dos recursos hídricos. É aqui que se delibera e se planeja como aplicar os recursos arrecadados pela cobrança pelo uso da água. Produtores rurais, comerciantes, indústrias e empresas de saneamento, como o DMAE, pagam pelo que captam de água e pelo que lançam de efluentes. Todo esse recurso retorna ao Comitê, que define as prioridades e decide onde investir em benefício da bacia hidrográfica.
Em seguida, entra em ação a Agência de Bacia — no caso do CBH Araguari, a ABHA — que é o braço executivo responsável por transformar o planejamento em obras concretas, como este Pátio de Compostagem inaugurado hoje.”
O projeto foi viabilizado graças à gestão participativa dos recursos hídricos, por meio do CBH Araguari. O Comitê direciona os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água para obras e projetos que trazem benefícios diretos à população, fortalecem a preservação ambiental e melhoram a qualidade da água em toda a bacia.
Sustentabilidade como legado
O novo Pátio de Compostagem também representa um avanço na busca por cidades mais sustentáveis, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial:
ODS 6 – Água potável e saneamento;
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis;
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima;
ODS 15 – Vida terrestre.
Com mais essa entrega, o CBH Araguari reafirma seu compromisso em transformar os recursos da cobrança pelo uso da água em ações que unem desenvolvimento, preservação e qualidade de vida.
Notícias em destaque
Mais notícias
12/08/2025
CTIL realiza 3ª Reunião Ordinária de 2025 e projeta pautas estratégicas para os ...

08/08/2025
Última reunião do GT Estudos Climáticos define consolidação final do Termo de Re...

25/07/2025
CBH Araguari realiza a 3ª Reunião Extraordinária de Diretoria de 2025

16/07/2025