Poluentes contaminam aquífero em área turística do México, diz pesquisa
09/02/2011
Uma grande quantidade de poluentes, incluindo pesticidas, produtos químicos e até uma pequena quantidade de cocaína se infiltraram em um aquífero na Riviera Maia, distrito turístico na Península de Iucatã, na costa do México. A informação faz parte de uma nova pesquisa divulgada na publicação científica Environmental Pollution.
Segundo os autores do estudo, coordenado pelo Instituto da Água, universidade das Nações Unidas sediada no Canadá, a água contaminada chega até o mar do Caribe e pode ter contribuído para a perda de 50% dos recifes de corais na região desde 1990.
A análise de amostras retiradas do aquífero ao sul da cidade de Cancún indica que os poluentes têm origem principalmente a partir de detritos despejados em estradas e até mesmo campos de golfe. Pesquisadores encontraram traços de shampoo, pasta de dente, perfumes, cafeína e nicotina na água, além de pesticidas e uma pequena quantidade de cocaína.
O volume de poluição detectado não representa risco à saúde humana nos níveis atuais, segundo a pesquisa, mas pode se tornar preocupante até 2030 com o crescimento da população no local.
Em nota, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do México (Semarnat) informou que os dados do estudo publicado serão analisados com objetivo de proteger a natureza e a saúde. (Fonte: Globo Natureza)
Notícias em destaque
Mais notícias
NOTÍCIAS
13/11/2025
Abha Gestão de Águas lança edital para contratação de empresa gerenciadora de pr...
NOTÍCIAS
10/11/2025
CTPLAN avança na análise do Enquadramento e financiamento de obras de saneamento...
NOTÍCIAS
05/11/2025
4ª Reunião Ordinária da CTIL avança em propostas de aprimoramento normativo do C...
NOTÍCIAS
30/10/2025