Loading...
Top Noticias

Notícias

Uberlândia terá pátio para compostar 30 toneladas de lixo por mês a partir do próximo semestre

NOTÍCIAS

02/07/2025

Uberlândia terá pátio para compostar 30 toneladas de lixo por mês a partir do próximo semestre

Obra do primeiro Pátio de Compostagem de Uberlândia está 85% concluída e recebe investimento de R$ 2 milhões do CBH Araguari.


O primeiro Pátio Municipal de Compostagem de Uberlândia deve começar a funcionar no segundo semestre. A obra está 85% concluída e ocupa uma área de 1.765,30 m² na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Uberabinha.

 

No mês passado, o g1 mostrou que a maior parte do lixo recolhido na cidade ainda vai para o aterro sanitário. Embora o município tenha capacidade para compostar 55% do lixo orgânico, apenas 6% é reaproveitado.

 

 

Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a inauguração do pátio está prevista para o segundo semestre. O foco inicial do serviço será o recolhimento de resíduos orgânicos em feiras livres, sacolões, instituições públicas, escolas e comércios.

 

Pátio de Compostagem em Uberlândia é parceria com o CBH Araguari

 

A construção do pátio está orçada em R$ 2 milhões, com recursos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari).

 

"O CBH Araguari, por meio da Deliberação nº 178 de 19 de dezembro de 2023, aprovou a execução, com recursos financeiros da Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos, do projeto habilitado em 1º lugar no Edital de Chamamento Público no âmbito de Demanda Espontânea nº 02/2023, intitulado Pátio de compostagem de resíduos orgânicos das feiras livres de Uberlândia-MG, proposto pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto - DMAE de Uberlândia", informou a autarquia.

 

O Dmae informou ainda que foi assinado um acordo de cooperação técnica para acompanhar e fiscalizar a implantação do pátio. Após a conclusão, o pátio será doado ao Dmae.

 

A operação do Pátio Municipal de Compostagem será feita por contrato específico do Programa Municipal de Coleta Seletiva.

 

Método de compostagem

 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a implantação de sistemas de compostagem para resíduos sólidos orgânicos.

 A compostagem é o processo de reciclagem de resíduos orgânicos, transformando-os em um composto rico em nutrientes que pode substituir fertilizantes químicos em hortas, jardins e plantações. Entre os principais benefícios estão a redução de resíduos enviados aos aterros sanitários e o combate ao aquecimento global, ao diminuir a emissão de gases como o metano.

No pátio de Uberlândia, o método será a compostagem termofílica em leiras estáticas com aeração passiva aprimorada. Cada leira terá volume de 21 m³ e capacidade para até 10 toneladas de resíduos por mês, ou 1,5 tonelada a cada três dias.

 

De acordo com o Dmae, as leiras terão uma camada de manta impermeabilizante protegendo o solo, e um sistema de drenagem para coleta do biofertilizante, que poderá ser recirculado no processo para controle de umidade. Assim, o material orgânico será finalizado entre 90 e 120 dias, de acordo com cada fase do processo de biodegradação da matéria orgânica.

 

O manejo será realizado por um rodízio de leiras, com ciclos de 2 a 3 meses, estabelecendo um fluxo onde sempre há um ciclo de leiras em atividade e uma leira em maturação, além de um espaço coberto para armazenamento do composto pronto.

 

Os resíduos de compostagem serão recolhidos junto a feiras e empresas em bombonas - espécie de tambor de plástico - ou sacos compostáveis. A ideia, conforme o Dmae, é que o composto gerado e o biofertilizante sejam doados para pequenos produtores rurais da cidade para servir de adubo nas lavouras.

 

A produção média prevista é de 30 toneladas por mês.

 

Reprodução G1: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/06/28/uberlandia-tera-patio-para-compostar-30-toneladas-de-lixo-por-mes-a-partir-do-proximo-semestre.ghtml  


Notícias em destaque

Mais notícias