

Algas preocupa moradores de represa e CBH Araguari presta esclarecimentos
14/05/2014

O aparecimento de plantas aquáticas preocupou moradores da Represa de Miranda que procuraram a reportagem da TV Integração – Afiliada da Rede Globo no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba para falar sobre o problema. A reportagem foi ao ar no dia 08 de maio, você pode assistir a matéria clicando aqui.
A produção do MGTV 1ª Edição entrou em contato com o CBH Araguari, que disponibilizou sua analista ambiental, Fernanda Maia, para falar sobre o assunto. Fernanda afirmou que a provável causa da proliferação dessas algas é a grande oferta de nutrientes na represa, que podem ser em razão do despejo de esgoto sem tratamento ou, ainda, o aumento da quantidade de tanques-rede para a criação de peixes, mas que essas possibilidades devem ser confirmadas.
Na reportagem foi evidenciado o trabalho do CBH Araguari, que tinha conhecimento do problema e já estava tomando as providências necessárias para resolver a questão. No dia 08 de maio, dia que a matéria foi ao ar, ocorreu a assinatura do contrato para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de 14 municípios que compõem a bacia do Rio Araguari, entre eles Indianópolis, município que despeja seu esgoto sem tratamento na represa de Miranda (Leia a notícia clicando aqui). No dia seguinte, dia 09 de maio, o Grupo Técnico formado para discutir a instalação de tanques-rede nos lagos e represas da região se reuniu para dar início à discussão do problema e encontrar alternativas que garantam a preservação do meio ambiente e a qualidade da água (Saiba mais).
Notícias em destaque
Mais notícias
16/07/2025
Igam prorroga prazos de pagamento da cobrança pelo uso da água em Minas Gerais

15/07/2025
Evento conjunto entre CBH Araguari e CBH Paranaíba reforça integração na gestão ...

02/07/2025
Uberlândia terá pátio para compostar 30 toneladas de lixo por mês a partir do pr...

01/07/2025