Loading...
Top A Bacia

A BACIA

Caracteristicas

Características

A Bacia Hidrográfica do Rio Araguari localiza-se na porção Oeste do estado de Minas Gerais, abrangendo as regiões de planejamento do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Com área de 22.091 km² e população de 1.163.718 habitantes, a bacia é composta por 20 municípios, sendo a nascente em São Roque de Minas, a 1.180 metros de altitude, e a foz localizada na divisa dos municípios de Araguari e Tupaciguara, a 510 metros de altitude.

 

O clima da região é caracterizado por duas estações: uma seca, que compreende os meses de maio a setembro; e outra úmida, que vai de outubro a abril, modificado por feições de mesoescala, principalmente pelo relevo, responsável por criar condições para tais variações.

 

A temperatura é fortemente influenciada pela compartimentação do relevo. Nas regiões onde as altitudes são maiores que 1.000 metros, como Araxá e Tapira, onde ocorre a livre circulação dos ventos, as médias anuais são inferiores a 21º C. Nos meses mais frios (junho e julho), as temperaturas ficam entre 15º C e 18º C.

 

A caracterização do clima de Minas Gerais e da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari define a região de interesse como clima tropical, característico da região central do Brasil, quente e sub-quente.