Loading...
Top A Bacia

A BACIA

Socioeconômica

A distribuição da população indica que 94,2% dos habitantes na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari vivem em domicílios urbanos. Uberlândia (97,2% de população urbana) e Araxá (98,5%) são cidades que contribuem significativamente para o aumento da média de urbanização.

 

Na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, o ritmo de queda da população rural também foi menor na década 2000-2010, provavelmente em decorrência do desempenho do agronegócio e da exportação de commodities, tendo a bacia seguido a tendência regional, apresentando inclusive acréscimo em termos absolutos – de 48.143 para 50.983 habitantes residentes em domicílios rurais.

 

As condições sociais foram avaliadas pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM 2016, que considera um conjunto de indicadores agrupados em três componentes (emprego e renda, educação e saúde) e classifica os municípios em quatro categorias, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1).

 

As cidades de Uberlândia, Uberaba, Araxá, Serra do Salitre e Patrocínio alcançaram o IDH alto. Já os municípios de Santa Juliana, Nova Ponte, Araguari, Indianópolis, Iraí de Minas, Perdizes, Sacramento, Tapira, Tupaciguara, São Roque de Minas, Rio Paranaíba e Pratinha apresentaram IDH moderado.

 

O setor agropecuário é majoritário na região da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. A produção de cana-de-açúcar, soja, café, feijão e milho alcança grande escala, especialmente nas cidades Uberlândia, Nova Ponte, Perdizes, Ibiá, Serra do Salitre e Patrocínio.

 

A atividade pecuária apresenta diversidade. Há municípios com grandes rebanhos de aves e suínos, como Indianópolis e Santa Juliana. A cidade de Patrocínio é reconhecida pelos maiores rebanhos de suínos e bovinos. E Uberlândia possui os maiores rebanhos nas três categorias (bovinos, aves e suínos).

 

Conforme dados do IBGE de 2017, os municípios de Indianópolis e Tapira destacam-se por possuírem PIB per capita elevado, embora tal índice seja fortemente influenciado pelo reduzido número de habitantes (inferior a 7 mil em ambos). Já as cidades com mais de 50 mil habitantes, Araxá e Uberlândia são destaques, com PIB per capita de R$ 49.299,60 e R$ 50.548,78, respectivamente.