Loading...
Top A Bacia

A BACIA

Potencialidades

Dentre as principais atividades econômicas desenvolvidas na região da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, destaca-se a agricultura, com plantações de café e soja, a criação de bovinos e a mineração, com economia predominante dos setores agropecuário e industrial.

 

A Bacia do Rio Araguari abrange área equivalente a 6% do Estado de Minas Gerais e a 9% da bacia do rio Paranaíba, englobando importantes territórios de 20 municípios. Uma característica importante é a sazonalidade climática bem marcada, com chuvas médias mensais superiores a 100 mm entre outubro a abril e inferiores a 50 mm entre maio e setembro.

 

A precipitação média anual alcança 1.552 mm, contribuindo para a elevada disponibilidade hídrica superficial – 6,43 L/s.km² (Q95%) e 4,64 L/s.km² (Q7,10). A disponibilidade de água subterrânea, por sua vez, alcança 72,34 m³/s ou 3,43 L/s.km² – valores equivalentes a 50% da reserva ativa. Os remanescentes de vegetação nativa (Cerrado e Mata Atlântica) cobrem 28,6% de sua área original, concentrados na área da Serra da Canastra e no setor nordeste, ao passo que grande parte da UGH encontra-se com cobertura nativa restrita.

O desmatamento e o manejo inadequado do solo, principalmente quando associados com a alta ocorrência de cambissolos e de áreas de maior declividade, potencializam os problemas envolvendo erosão e assoreamento. As características naturais, em associação com as atividades humanas, também aumentam a suscetibilidade da região para a ocorrência de eventos críticos.

 

Quase todos os municípios com sede na UGH, localizada na região do Triângulo Mineiro, apresentaram ocorrência de inundações, enchentes ou enxurradas em suas áreas urbanas entre 2003 e 2008. A produção pecuária é de grande escala na UGH. A cidade de Uberlândia possui os maiores rebanhos, tanto de bovinos, como de aves e suínos (pecuária diversificada).

 

A produção de soja e de milho domina as atividades agrícolas, embora alguns municípios também apresentem grandes produções de feijão, cana-de-açúcar e/ou café. Outra atividade econômica relevante é a mineração.