Loading...
Top Noticias

Notícias

Associação Angá promove workshop "Consórcio das Águas para o Alto curso dos rios Claro e Uberabinha"

NOTÍCIAS

14/05/2021

Associação Angá promove workshop "Consórcio das Águas para o Alto curso dos rios Claro e Uberabinha"

Confira abaixo a programação do workshop "Consórcio das Águas para o Alto curso dos rios Claro e Uberabinha" que será realizado nos dias 18 e 19 e maio, com transmissão ao vivo pelo YouTube (clique aqui).

 

O evento tem por objetivo impulsionar a cooperação intersetorial de Stakeholders locais, através de ferramentas e metodologias de educação e capacitação para enfrentamento dos desafios à sustentabilidade e que poderá resultar na criação do Consórcio das Águas do Alto Curso dos rios Claro e Uberabinha (Uberaba, MG).

 

18 de Maio

Abertura - 8h30

Apresentação - 8h50

 

Palestra: “Por quê e para que um Consórcio das Águas no alto curso dos rios Claro e Uberabinha?” Com o Biólogo MSc. Gustavo Malacco - Presidente da Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá).

 

Palestra: “O que é o Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF)? Quais são as principais ações desenvolvidas no Cerrado em projetos de cooperação intersetorial?” Com o Engenheiro Ambiental MSc. Michael Becker - Coordenador da Estratégia de Implementação Regional do CEPF/ Programa Cerrado.

 

Palestra: “Como é a atuação do Ministério Público na solução de conflitos ambientais e recursos hídricos no âmbito da região do Alto curso dos rios Claro e Uberabinha?” Com o Dr. Carlos Alberto Valera - Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande.

 

Painel: Meio Ambiente e Sociedade - 9h30

 

Palestra: “Qual é a importância das áreas úmidas na superfície do Chapadão de Uberlândia-Uberaba?”  Com a Geográfa Dra. Vania Silvia Rosolen - Docente no Departamento de Geologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) -Rio Claro.

 

Palestra: “Como funciona a hidrodinâmica superficial e subsuperficial das áreas úmidas no Chapadão de Uberlândia- Uberaba?” Com o Geólogo MSc. Lucas Moreira Furlan - Doutorando do Programa de Geociências e Meio Ambiente da Unesp - Rio Claro.

 

Palestra: “O que é o Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes?” Com a Turismóloga MSc. Paula Cusinato - Diretora do Departamento de Desenvolvimento Cultural da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e com a Administradora Pública MSc. Stela Mariana de Morais - Diretora do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da UFTM.

 

Palestra: “Quais são os aspectos socioambientais mais importantes identificados no Alto curso dos rios Claro e Uberabinha?” Com o Biólogo MSc. Gustavo Malacco - Presidente da Angá.

 

Palestra: “Uso e ocupação na Bacia Hidrográfica do Rio Claro: como está e como melhorar?” Com a Gestora Ambiental Dra. Joyce Silvestre de Sousa - Docente no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba.

 

Painel: Governança e Abastecimento - 13h30

 

Palestra: “Quais são as estratégias/inovações da CODAU para conservação dos mananciais de abastecimento público no Alto curso do rio Claro?” Com a Engenheira Ambiental MSc. Vanessa Vaz - Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (CODAU).

 

Palestra: “Quais são as estratégias/inovações do DMAE para conservação dos mananciais de abastecimento público no Alto curso do rio Uberabinha?” Com o Gestor Ambiental Celismar da Costa Melo - Gerente Ambiental do Departamento de Água e Esgoto de Uberlândia (DMAE).

 

Palestra: “Quais são os pontos do Plano Diretor de Recursos Hídricos do CBH Araguari relacionados ao território do Projeto?” Com o Geógrafo Dr. Sylvio Andreozzi - Conselheiro no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e docente do Instituto de Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Palestra: “Qual a disponibilidade hídrica na área do projeto? Qual a estratégia para alocar o recurso hídrico disponível?” Com o Engenheiro Ambiental MSc. Heitor Soares Moreira - Analista Ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

 

Painel: Atividades Econômicas - 15h

 

Palestra: “Qual é a dinâmica de produção de alimentos no território do projeto e os impactos e benefícios nos recursos hídricos?” Com o Engenheiro Agrônomo Dr. André Luiz Teixeira Fernandes - Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Docente na Universidade de Uberaba (UNIUBE).

 

Palestra: “Qual a importância da região do Alto curso do rio Claro e Uberabinha na produção agrícola do município de Uberaba?” Com o Zootecnista José Geraldo Borges Celani - Secretário Municipal de Agronegócio e com o Geográfo MSc. Matheus Oliveira Alves - Chefe da Seção de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agronegócio.

   

Palestra: “Quais são as estratégias da empresa para conservação dos recursos hídricos no Alto curso do rio Claro e Uberabinha? Qual a distribuição da produção de cana-de-açúcar no território?” Com o Geógrafo William Pereira Rodrigues - Gestor Ambiental da Usina Uberaba. 

 

Palestra: “Quantos e quais os usuários estão na Associação? Quais são as ações da Associação para minimizar o conflito pelo uso dos recursos hídricos?” Com o Cláudio Carvalho Ottoni - Presidente da Associação dos Usuários de Água do rio Claro.


Café - 15h

 

Painel: Cenário e Mudanças Climáticas - 16h30


Palestra: “Fale sobre o histórico de implementação do Consórcio. Qual foi a importância da implementação do Consórcio Cerrado das Águas para o diálogo dos atores e desenvolvimento socioeconômico e ambiental no território? Quais foram ou são as principais dificuldades?” Com a Bióloga MSc. Fabiane Sebaio Almeida - Secretária Executiva do Consórcio Cerrado das Águas (CCA).

 

Palestra: “Quais são as ações de Mitigação e impactos das Mudanças Climáticas para o setor agropecuário?” Com a Engenheira Agrônoma MSc. Marina Piatto - Secretária Executiva do Instituto Manejo e Certificação Florestal Agrícola (Imaflora).

 

Palestra: “Quais são os resultados que CEPF tem obtido com o apoio a projetos que combatem as mudanças climáticas e de cooperação intersetorial?” Com o Engenheiro Ambiental MSc. Michael Becker - Coordenador da Estratégia de Implementação Regional do CEPF/ Programa Cerrado.


 

19 de Maio 

 

Pactuação do Consórcio das Águas no Alto curso dos rios do Claro e Uberabinha - 9h

 

Participações: Cristiane Pires de Azevedo - Bióloga e Facilitadora da Arroxim Negócios Sustentáveis;

 

Polyanna Custódio Duarte - Bióloga e Colaboradora da Angá; 

 

MSc. Gustavo Malacco - Biólogo e Presidente da Angá.

Notícias em destaque

Mais notícias