Loading...
Top Noticias

Notícias

Comissão Gestora da Sub-Bacia do Córrego Pindaíbas concede poderes à Associação Água Santa

NOTÍCIAS

21/05/2021

Comissão Gestora da Sub-Bacia do Córrego Pindaíbas concede poderes à Associação Água Santa

Em reunião virtual na manhã desta sexta (21), a Comissão Gestora Local (CGL) da Sub-Bacia Hidrográfica do Córrego Pindaíbas se reuniu pela primeira vez após convocação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), e decidiu delegar às funções da CGL à Associação dos Gestores de Recursos Ambientais da Bacia do Ribeirão Santa Juliana e região (Associação Água Santa).

 

Neste encontro, os membros definiram a estrutura de um Presidente e um secretário para a comissão, sendo escolhido para Presidente Cristiano Constantino, representante do usuário Ney Fernandes de Oliveira e para 1º secretário o usuário Ney Fernandes da Silva. Nesta reunião o grupo também definiu o prazo de 5 anos para validade da Comissão.

 

A manhã de hoje também foi uma oportunidade para os membros conhecerem as principais legislações que regem a comissão, estrutura, atribuições e finalidade. A apresentação foi conduzida pelo vice-presidente do CBH Araguari, Antônio Geraldo de Oliveira.

 

Antônio falou dos objetivos que devem ser considerados durante a elaboração do termo de alocação da água, principal atribuição da comissão: distribuição de recursos hídricos entre os usuários existentes em uma porção hidrográfica, garantia do princípio dos usos múltiplos, atendimento das necessidades ambientais e sociais por recursos hídricos, eliminação ou atenuação dos conflitos entre usuários dos recursos hídricos e planejamento das demandas hídricas futuras.

 

Também foi apresentado um fluxograma que ilustra as principais etapas do processo de instituição da CGL.

 

Processo Único de Outorga

 

O processo único de outorga ou outorga coletiva busca a regularização do uso da água pelos usuários inseridos em área de conflito, com a finalidade de viabilizar a manutenção desses usuários e diminuir os conflitos pelo uso da água, assim como possibilitar o planejamento das demandas futuras a serem atendidas.

 

O que é outorga?

 

Outorga é o instrumento legal que assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos na bacia hidrográfica. Através da outorga, o Igam executa a gestão quantitativa e qualitativa do uso da água, emitindo autorização ou concessão para quaisquer intervenções que alterem a quantidade, a qualidade ou o regime de um corpo de água.

Notícias em destaque

Mais notícias