Loading...
Top Noticias

Notícias

Em reunião, Diretoria do CBH Araguari define visita aos municípios na bacia e conhece nova equipe de comunicação

NOTÍCIAS

21/09/2021

Em reunião, Diretoria do CBH Araguari define visita aos municípios na bacia e conhece nova equipe de comunicação

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) promoveu reunião de trabalho da sua Diretoria, nos dias 13 e 16 de setembro, sendo a primeira online e a segunda presencial no município de Araguari, respectivamente. O encontro foi realizado para definir o roteiro de visitas da Diretoria aos municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, apresentação da nova equipe de comunicação do Comitê, dentre outras deliberações.

 

O saneamento básico é um dos grandes problemas da bacia do Rio Araguari e o Comitê tem investido em melhorias neste aspecto. Em vista disso, e em cumprimento ao Plano de Trabalho estabelecido, realizará visitas aos municípios da bacia com o objetivo de firmar parcerias com as prefeituras municipais no financiamento de projetos na área do saneamento. 

 

A Diretoria do CBH Araguari também conheceu a nova equipe de comunicação e o Plano de Trabalho da TantoExpresso, empresa contratada, por meio de licitação, para fazer a comunicação do Comitê. A nova agência tem vasta experiência em comunicação para comitês de bacias.

 

Os trabalhos da TantoExpresso incluem a criação de material gráfico para eventos do CBH Araguari, produção de informativo mensal, roteiro para vídeo e pílulas de rádio, assessoria e relacionamento com a imprensa, produção de reportagens jornalísticas, gestão das redes sociais do Comitê, dentre outros, em cumprimento ao Plano de Comunicação aprovado pela Plenária do CBH Araguari.

 

Outro ponto de destaque da reunião da Diretoria foi a apresentação do status do Programa ProUrga pelo coordenador da Unidade Regional de Gestão das Águas Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (URGA TM) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), Bruno Neto de Ávila. De setembro de 2020 a julho de 2021, foram analisados 2.665 processos de outorga. O objetivo do ProUrga é dar vazão aos passivos de processos outorga, por meio da contratação de estagiários. O projeto é uma parceria entre a SEMAD, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), a ABHA Gestão das Águas e o CBH Araguari. O ProUrga finaliza em dezembro de 2021.

 

Reunião da Diretoria do CBH Araguari, realizada no dia 13 de setembro, por videoconferência

 

Aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água

 

O analista ambiental da Abha Gestão de Águas, Hygor Siqueira, apresentou à Diretoria do CBH Araguari a situação dos projetos em execução e destacou o status do projeto de recuperação do lixão de Santa Juliana, que se encontra em execução. “As máquinas já estão no lixão. Começamos o trabalho de infraestrutura para dar início a desativação final do lixão de Santa Juliana”, disse.

 

A Diretoria do CBH Araguari também definiu a entrega do cadastro de rede já finalizado nos municípios de Pratinha, Tapira e Pedrinópolis. O cadastramento de rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário e de coleta de águas pluviais também está sendo realizado nos municípios de Serra do Salitre, Campos Altos e Santa Juliana pelo Comitê. O produto digital será entregue formalmente aos municípios pela Diretoria do CBH Araguari.

 

Nova fase do Programa Buriti

 

O Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae) solicitou apoio do CBH Araguari no Programa Buriti que foi criado com o objetivo de proteger, recuperar nascentes e fazer o plantio de matas ciliares às margens do Rio Uberabinha. A intenção é garantir que não falte água suficiente e de qualidade para abastecer Uberlândia e as atividades rurais.

 

Entre os 2019 e 2020, o CBH Araguari disponibilizou mais de R$ 400 mil para a execução da ação ambiental do Programa Buriti. Os recursos foram utilizados serviços de plantio e cercamento de mudas nativas nas Áreas de Preservação Permanente (APP).

 

 

Assessoria de Comunicação Social do CBH Araguari

Tanto Expresso

Texto: Osmam Martins e Luiza Baggio

 

Notícias em destaque

Mais notícias