Loading...
Top Noticias

Notícias

CBH Araguari celebra 23 anos de atuação em favor da gestão das águas

NOTÍCIAS

22/09/2021

CBH Araguari celebra 23 anos de atuação em favor da gestão das águas

Instituído pelo Decreto Estadual nº 39.912, de 22 de setembro de 1998, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) comemora nesta quarta-feira (22), 23 anos de atuação. Na passagem da data, o Comitê reafirma seu compromisso de somar esforços para garantir água em quantidade e qualidade suficientes para atender aos mais diversos usos, o que tem sido viabilizado por meio de investimentos em programas e projetos realizados no período.

 

O fundador e primeiro presidente do CBH Araguari, Antônio Reinaldo Caetano, relembrou que o processo de criação do CBH Araguari foi complexo. “Iniciamos a mobilização para criar o CBH Araguari em 1996 e somente em 1998 conseguimos realmente instituí-lo. Na época, os sinais de escassez hídrica começavam a preocupar os agricultores e a população da região. Criamos o CBH Araguari com o propósito de garantir a qualidade e a quantidade de água para a geração atual e as futuras, conciliando o crescimento econômico da região com a preservação dos recursos hídricos”, explicou.

 

Para Reinaldo Caetano o caminho é longo e árduo. “O CBH Araguari teve muitas conquistas nesses 23 anos, mas ainda há muito o que se fazer. Conciliar todos os usos da água é um grande desafio e o avanço só será possível com a união e compromisso de todos os atores da bacia em prol das águas do Araguari”, acrescentou.

 

Ao longo dos 23 anos de atuação, foram muitas as histórias, lutas e realizações na busca por uma bacia ambientalmente equilibrada. “Temos muito a comemorar e agradecer a todos os membros do CBH Araguari: quanto empenho e dedicação. Avançamos na aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água em melhorias ambientais para a bacia. No entanto, o caminho ainda é longo e temos ainda muitas conquistas pela frente. Mas, com a gestão participativa, alcançaremos um futuro melhor para a bacia do Rio Araguari”, destacou o presidente do CBH Araguari, Bruno Gonçalves dos Santos.

 

Uma das conquistas do CBH Araguari foi a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) para 14 municípios. Com os recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos o Comitê investiu na elaboração de PMSB para Araguari, Araxá, Campos Altos, Ibiá, Indianópolis, Iraí de Minas, Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Rio Paranaíba, Serra do Salitre, Tapira e Tupaciguara, municípios que ainda não tinham o Plano, resultando, assim, em 100% da Bacia Hidrográfica com Planos Municipais de Saneamento Básico.

 

Além disso, o CBH investe em ações, programas, projetos e obras como o cadastramento de rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário e captação de águas pluviais, cartografia digital, plantio de mudas, cercamento de nascentes, recuperação de área de disposição irregular de resíduos sólidos, dentre outros.

 

Com a transparência como uma de suas premissas, o CBH Araguari tem avançado na revitalização e preservação da bacia. “O Comitê do Rio Araguari é especial não só para o sistema de gestão de Recursos Hídricos, como também para a ABHA Gestão de Águas. A história da ABHA está ligada à do Comitê do Rio Araguari, uma vez que fomentadores da criação do CBH, também lutaram pela criação da agência. Todos estão engajados pela mesma causa – as nossas águas. São 23 anos de pioneirismo, desafios, crescimento e amadurecimento para todos que passam por este Comitê. Tenho orgulho de ser parte dessa caminhada! Parabéns a todos que fazem parte dessa história!”, declarou o diretor presidente da ABHA Gestão de Águas, entidade equiparada à agência de bacia, Thiago Alves do Nascimento.

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Luiza Baggio

 

Notícias em destaque

Mais notícias