NOTÍCIA » 1Âș SeminĂĄrio Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberes

22/08/2011 Ă s 11:23

9, 10 e 11 de novembro de 2011

Realização: CET-Água (Centro de Estudo Transdisciplinar da Água)
Coordenação geral: Agência Nacional de Águas (ANA) e Senado Federal
Coordenação científica: Universidade de Brasília



 

Considerando a atual crise ambiental, social e econômica mundial, faz-se necessária uma abordagem ampla para os desafios humanos relativos à sustentabilidade, sob a ótica da transdisciplinaridade. Um importante caminho para este desenvolvimento é a compreensão dos aspectos multidimensionais que envolvem a água, sobretudo no tocante à temática da água e da cultura, destaque da Década da Água (2005 – 2015), instituída pela Organização das Nações Unidas.

Seguindo esta lógica, o Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água), formado por dez instituições governamentais e não governamentais, entre elas a Agência Nacional de Águas (ANA), oferece 300 vagas, gratuitamente, para o 1º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberes, a ser realizado em Brasília, no período de 9 a 11 de novembro de 2011.

O seminário tem o objetivo de trazer ao debate a relação do homem com a água, novos conhecimentos e pesquisas sobre suas propriedades de retenção de informação, caminhos de conservação ambiental, desafios para a educação e para a promoção da saúde. Busca ainda refletir sobre a água do futuro e que modelo de gestão pode emergir da resignificação desse elemento para a preservação da biodiversidade e da diversidade cultural.O Seminário também colabora nos desdobramentos do Programa IV do Plano Nacional de Recursos Hídricos que engloba as ações relacionadas a educação ambiental, comunicação, mobilização social, promoção do diálogo entre os diferentes saberes sobre a água e a conformação de 'ecossistemas educomunicativos'

Neste momento em que iniciamos a segunda metade da Década da Água é de grande relevância um encontro que congregue, no Planalto Central brasileiro, berço do Cerrado e caminho das águas do nosso País, um encontro com expoentes nacionais e internacionais para uma nova compreensão das propriedades desse elemento e como podemos projetar um paradigma transdisciplinar para nossa relação com a água. O tema “água e cultura” é um destaque do decênio e visa a fomentar a valorização desse elemento em seus aspectos simbólicos, artísticos, rituais e tradicionais, colaborando assim para o desenvolvimento de uma relação não utilitarista com a água.

Durante o seminário pretende-se:

  • Apresentar o que a tecnologia e a ciência de ponta têm descoberto sobre a água em uma perspectiva de estrutura molecular e capacidade de retenção de informação;
  • Apresentar aspectos da água relacionados à cultura, tradições e artes numa abordagem transdisciplinar;
  • Mostrar pesquisas sobre a água como fonte de saúde e cura;
  • Promover uma reflexão acerca da ética do cuidado com a água.

 

O CET-Água

O Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água) é um grupo de trabalho constituído por meio de um acordo de cooperação entre dez instituições governamentais e não governamentais com o objetivo de somar esforços para um desenvolvimento de um saber transdisciplinar da água. As frentes de atuação do grupo são variadas e um importante objetivo é fomentar novas tecnologias e conhecimentos relativos às propriedades naturais da água, métodos de conservação ambiental, ética de uso, gestão e novos saberes ligados a este elemento em um cenário de mudanças climáticas.

Compõem o CET-Água: a Agência Nacional de Águas (ANA), a Ararazul – Organização para a Paz Mundial, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental, o Instituto Oca do Sol, o Instituto de Saúde Integral (ISI), a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Fundação Universidade de Brasília (FUB), a Fundação SOS Pró-Mata Atlântica e o WWF-Brasil.

Apresentação de trabalhos e pôsteres – inscrições até 10/09/2011

O Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberes receberá trabalhos e pôsteres originais, que serão selecionados por uma comissão científica composta por pesquisadores com aprofundado conhecimento no tema. Haverá, durante o evento, sessões de pôsteres com a presença dos autores e interação com os participantes.

Autores de trabalhos que se destacarem durante o processo de seleção serão convidados a participar de um dos círculos de diálogos, que ocorrerão simultaneamente às oficinas.

Todos os trabalhos selecionados integrarão os anais do evento.

Mais informações sobre a submissão de trabalhos aqui

Fonte:

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.