NOTÍCIA » ANA capacita gestores de contratos do Programa Produtor de Água

24/04/2012 Ă s 14:24

Entre 16 e 19 de abril, em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) promoveu a capacitação gratuita de 40 gestores de convênios ou contratos de repasse firmados entre a Agência e instituições parceiras no ano passado. O objetivo da ação é uniformizar procedimentos relacionados ao desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Produtor de Água, sendo mais uma etapa do processo que começou com o chamamento público de seleção de projetos de conservação de água e solo, visando ao aumento da oferta e melhoria da qualidade da água, lançado em 16 de maio de 2011.

Participaram do curso 17 instituições, entre as quais prefeituras municipais de Minas Gerais, Acre, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Estiveram presentes, ainda, serviços de saneamento mineiros, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável do Distrito Federal (Seagri-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a entidade Bioma Brasil, a Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (ABHA Araguari), o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e a Prefeitura Municipal de Ibiá.

Palestrantes da ANA que trabalham com o Produtor de Água – como o gerente de Uso Sustentável de Água e Solo, Devanir dos Santos, e o especialista em recursos hídricos, Rossini Matos – e com contratos e convênios fizeram apresentações. Além deles, o professor Fernando Pruski, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) falou sobre práticas mecânicas de conservação de água e solo. Soraya Botelho, professora da Universidade Federal de Lavras (Ufla), abordou a restauração de ecossistemas florestais: práticas vegetativas. Representando a Seagri-DF, Alba Evangelista apresentou o tema da produção de mudas de espécies nativas.

Durante a capacitação os conveniados tiveram um espaço para apresentação dos seus projetos, sendo o  projeto do CBH Araguari, ABHA e Prefeitura de Ibiá apresentado pela analista de projeto Claudia Milene Nascente. Também participaram do evento o biólogo da Prefeitura de Ibiá, Luciano Mendes, o qual é o gestor da proponente e também Marília Cerqueira, que será responsável em alimentar o SICONV - Sistema de Convênio do Governo Federal. 

Fonte:

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.