NOTÍCIA » CBH Araguari promove palestras sobre Recursos HĂ­dricos

18/05/2012 Ă s 14:43

No último dia 17 de maio, a partir das 9 horas na CâmaraMunicipal de Ibiá, aconteceu além da 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2012 do Comitê de Bacia Hidrográficado Rio Araguari, palestras debatendo o tema: Recursos Hídricos, palestras estas que fazem parte do projeto “Recuperação Ambiental para conservação dos Recursos Hídricos na Sub-bacia do Rio Misericórdia, Ibiá – MG” do programa Mais Água, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.

 

A primeira palestra foi ministra por Luiz Suzuki, Assessor da Diretoria de Coordenação da Usina de Itaipu Binacional e abordou o “Programa Cultivando Água Boa” – um programa que contempla diversas ações socioambientais relacionadas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, ecom a promoção da qualidade de vida nas comunidades da Bacia Hidrográfica do Paraná 3, onde a Itaipu, além de mitigar e corrigir passivos ambientais, trabalha com a sociedade para mudar os seus valores através de um amplo processo de sensibilização, informação e capacitação formal e informal realizado em diversas ações de Educação Ambiental.  Segundo Suzuki, o “ Programa Cultivando Água Boa vai contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente e de vida na região da Bacia do Prata, promovendo um diálogo sobre novos paradigmas de educação ambiental para a gestão de bacias hidrográficas, com foco na formação para a ética do cuidado do meio ambiente e o manejo sustentável dos recursos naturais, em particular a água”.

A segunda palestra foi sobre o Programa Produtor de Águas – Experiência da cidade de Rio Verde - GO – Abel Enrique Elias Briceño (Engenheiro Agrônomo), O Programa é um incentivo à recuperação e à conservação das nascentes a fim de garantir a qualidade e a quantidade de água para abastecimento urbano, compensando os produtores rurais pelos serviços ambientais prestados e tem mostrado resultados animadores. Em 2008, foram avaliadas 54 nascentes, localizadas nas propriedades de 29 produtores da zona rural do município de Rio Verde, sendo que dessas, 12 encontravam preservadas, 31 em regeneração e 11 degradadas. Já em 2011, 13 nascentes estão preservadas, 37 em estado de regeneração e apenas três encontram-se degradadas.  Briceño  destacou que  “O apoio dos agricultores e às nossas parcerias com os produtores, faculdades, entidades relacionadas para a viabilização do projeto e da sociedade, que sempre tem nos apoiado, a favor do meio ambiente é muito importante para o sucesso do Produtor de Águas em Rio Verde”.

 Programa Mais Água

Programa Mais Água visa à melhoria da quantidade e qualidade da água na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, previsto no Plano de Aplicação para utilização dos recursos da Cobrança pelo Uso da Água, desenvolvido pela Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari - ABHA, enquanto Entidade equiparada à Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e ente integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Minas Gerais - SEGRH-MG, e em conformidade com o Plano Diretor e Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos da mencionada bacia hidrográfica. Fazem parte do objeto deste Convênio o controle de qualidade da produção das mudas e o estabelecimento de um Plano de Ação como suporte no manejo, conservação e restauração de áreas em estágio de degradação e educação ambiental.

 

Após as palestras a reunião do CBH Araguari decorreu como o seu costume, trazendo os informes, onde os membros foram convidados para participarem do décimo ano da Despoluição do Rio Paranaíba, que será realizado dia 02 de junho. O convite foi feito pela senhora Débora G. Teixeira Geografa-Educadora Ambiental e coordenadora do Eco Ponto e Coleta Seletiva da Secretaria de Meio Ambiente de Araguari.

 

Finalizando a reunião, houve a formação das Câmaras Técnicas do CBH Araguari, que serão responsáveis pela estruturação das ações em prol da melhoria das águas na Bacia do Rio Araguari.

Fonte:

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.