NOTÍCIA » Cerrado: ĂĄgua Ă© tema de seminĂĄrio em BrasĂ­lia

10/09/2012 Ă s 09:52

No próximo dia 14 de setembro em Brasília, na denominada Manhã Azul, será realizado o Seminário "Cerrado, o berço das águas: experiências de políticas públicas de recursos hídricos", no qual serão apresentadas e debatidas experiências de gestão hídrica que contribuem com a sustentabilidade do bioma Cerrado e das populações que vivem neste território, tais como os trabalhos comunitários de recuperação de nascentes da Vereda Funda (MG), de tecnologia social comunitária para a recuperação ambiental por meio de barraginhas, o Programa Produtor de Águas (ANA), os Planos de Bacias Hidrográficas do Cerrado Baiano (SEMA-BA) e o Plano de Recursos Hídricos do Distrito Federal (SEMARH-DF).

Programado para começar às 9 horas do dia 14, na tenda geodésica instalada no Memorial dos Povos Indígenas, o Seminário contará com as presenças de Pedro Wilson Guimarães (Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente - SRHU/MMA), Vicente Andreu (diretor Presidente da Agência Nacional de Águas - ANA) e de Jorge Streit (Presidente da Fundação Banco do Brasil-FBB), dentre outras autoridades. 

Promovido pela SRHU/MMA e Rede dos Povos do Cerrado, com o apoio da ANA, em consonância com as diretrizes estratégicas do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), o Seminário integra as atividades do VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. Na solenidade de abertura, também está previsto o lançamento do livro "Água e Mudanças Climáticas-tecnologias sociais e ação comunitária".

Considerado o berço das águas do Brasil, é no bioma Cerrado que nascem as águas que vertem para grandes bacias hidrográficas brasileiras como a do rio São Francisco, a do Tocantins-Araguaia e a do Paraguai e Paraná, que conformam a transfronteiriça Bacia do Prata. As águas que nascem no Cerrado também o interligam com o bioma Amazônico. A preservação do Cerrado é fundamental para assegurar a disponibilidade de água boa tanto para a manutenção ecossistêmica e da biodiversidade, como também para o abastecimento humano, a reprodução de modos de vida tradicionais, a segurança energética e o desenvolvimento sustentável deste território e de outros que dele dependem (veja mais aqui). 

VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado será realizado no período de 11 a 16 de setembro. O encontro reunirá cerca de mil representantes de comunidades e organizações da sociedade civil dos 14 estados do Cerrado Brasileiro. Acontecerá na semana em que é celebrado o Dia Nacional do Cerrado: 11 de setembro, e celebrará também dos 20 anos da Rede Cerrado. No dia 11, às 9 horas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, será lançado o livro e filme "Fogo Ardente, Água Corrente", de Larissa Malty e Pablo Roy. Esta edição do evento dará sequência à série de encontros iniciada em 2001, que já aconteceram em Goiânia/GO, Montes Claros/MG e Brasília/DF

Fonte:

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.