NOTÍCIA » ANA premia boas prĂĄticas de uso da ĂĄgua por ONGs e organismos de bacia com viagem Ă  Coreia do Sul

26/05/2014 Ă s 16:50

Trabalhos devem contribuir para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País. Inscrições vão até 30 de maio no hotsite do Prêmio ANA. Vencedores irão ao Fórum Mundial da Água de 2015, na Coreia do Sul, apresentar suas iniciativas. 

Até 30 de maio, organizações não governamentais (ONG) sem fins lucrativos com atuação na área de recursos hídricos e de meio ambiente, associações de classe e sindicatos poderão inscrever seus trabalhos relacionados ao bom uso da água na categoria ONG do Prêmio ANA 2014. Comitês de bacias hidrográficas, comissões de açudes e barragens, consórcios intermunicipais com ações na área de recursos hídricos, associações de usuários e agências de bacia podem concorrer na categoria Organismos de Bacia. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do hotsite do Prêmio ANA: www.ana.gov.br/premio. 

Em sua 5ª edição, a premiação bienal da Agência Nacional de Águas (ANA) busca reconhecer boas práticas relacionadas a água em sete categorias: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; Organismos de Bacia; Organizações não Governamentais (ONG); e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os trabalhos devem contribuir para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País, estimulando o combate à poluição e ao desperdício. As ações também devem apontar caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atuais e futuras gerações. 

Neste ano, os sete vencedores da premiação receberão o Troféu Prêmio ANA e uma viagem ao Fórum Mundial da Água de 2015, que acontecerá em Daegu e Gyeongbuk, Coreia do Sul, de 12 a 17 de abril do próximo ano. No evento, os trabalhos serão apresentados para pessoas do mundo todo no estande do Brasil. A solenidade de entrega do Prêmio ANA 2014 está marcada para 3 de dezembro. 

A categoria ONG surgiu no Prêmio ANA 2008. Na ocasião, o trabalho De Olho nos Mananciais, Instituto Socioambiental (ISA), de São Paulo, foi o vencedor. Em 2010, o Projeto AMA – Assistência Missionária Ambulante, da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), ganhou a categoria. No Prêmio ANA 2012, a iniciativa vencedora foi a Revitalização dos Rios de Erechim, do Instituto Socio Ambiental Vida Verde (Eloverde), de Erechim (RS). 

Em 2008, a categoria Organismos de Bacia também estreou na premiação. Naquele ano, o Projeto de Educação Ambiental Pingo d’Água, do Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati), de Londrina (PR), levou o Troféu Prêmio ANA. Na edição de 2010, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste (AEAN), de Araçatuba (SP), ganhou com o Projeto PREA – Práticas Regionais de Educação Ambiental do Baixo Tietê. No Prêmio ANA 2012, a 1ª Expedição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (CBHJ), de Sergipe, venceu a categoria.

Inscrições 

Nesta edição do Prêmio ANA, as inscrições devem ser realizadas pelo hotsite da premiação. Caso os participantes precisem enviar materiais físicos complementares, o envio deverá ser realizado por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2014 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco “M”, Sala 118, Brasília (DF), CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega e o localizador da remessa deverá ser informado no ato da inscrição, que só será confirmada pela Comissão Organizadora após o recebimento dos materiais complementares enviados fisicamente. 

Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação. 

Etapas da premiação 

O Prêmio ANA 2014 terá uma Comissão Julgadora composta por membros externos à ANA e com notório saber na área de recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da Agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; impactos social e ambiental; potencial de difusão; adesão social; originalidade; e sustentabilidade financeira (se aplicável). A Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das sete categorias. Os vencedores serão conhecidos em solenidade de premiação marcada para 3 de dezembro de 2014 em local a ser definido. 

Cronograma 

    Inscrições: até 30 de maio de 2014;
    Avaliação: 4 de agosto a 12 de setembro (1ª fase), 6 a 10 de outubro (2ª fase);
    Comunicação aos finalistas: 27 a 31 de outubro de 2014;
    Premiação: 3 de dezembro de 2014.


Por: Ascom

Fonte:

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.