NOTÍCIA » ANA oferece atĂ© mil vagas em cursos gratuitos a distĂąncia

10/06/2014 Ă s 15:39

A partir desta segunda-feira (9), estão abertas as inscrições para 11 cursos gratuitos a distância realizados pela Agência Nacional de Águas (ANA). Todos as capacitações são autoinstrucionais, ou seja, cada aluno estuda os conteúdos e realiza as atividades sem a necessidade de um tutor. 

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site de Cursos a Distância da ANA. Os primeiros mil inscritos estarão matriculados e os alunos poderão iniciar as atividades 24 horas após as inscrições.

Os temas dos cursos são, respectivamente: Água na Medida Certa; Caminho das Águas; Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter; Comitê de Bacia: O que é e o que faz; Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos; Cuidando das Águas; Lei das Águas; Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios; Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias; Reflexões para transformações democráticas na gestão das águas; e Sala de Situação: Fique por Dentro.

Todos os 11 cursos estarão disponíveis no dia 10 de junho e terminarão no dia 20 de julho. Receberão certificado digital os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações. O tempo de duração das capacitações pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada aluno.

Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre os módulos e o material está disponível em formato PDF.

Escolha um curso

Com quatro horas de duração, o curso Sala de Situação: Fique por Dentro é aberto a todos que se interessem em entender a importância da Sala de Situação da ANA na prevenção de desastres naturais. Para educadores ambientais e demais interessados, há o curso Reflexões para Transformações Democráticas na Gestão das Águas.

Cinco cursos possuem 20 horas de carga. São eles: Água na Medida Certa; Lei das Águas; Comitê de Bacia: o que É e o que Faz; Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos; e Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter. O Água na Medida Certa busca ensinar conceitos e estimular reflexões sobre a disponibilidade, distribuição e quantidade do recurso no planeta. Já o curso Lei das Águas tem o objetivo de ensinar sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos e os conceitos relacionados à gestão e o uso sustentável das águas.

Dois cursos têm como foco membros de comitês de bacias, agentes gestores de recursos hídricos – Comitê de Bacia: o que É e o que Faz e Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos. Enquanto o primeiro ensina conceitos gerais sobre esses colegiados, o segundo aborda o funcionamento e a estrutura dos comitês. A capacitação Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter, representantes de órgãos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e órgãos ambientais ensinam a codificação oficial de bacias do Brasil: o Método Otto Pfafstetter.

Os demais quatro cursos são voltados para a sociedade em geral e têm uma carga de 40 horas: Caminho das Águas; Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios; Cuidando das Águas; e Planejamento, Manejo e Gestão de Recursos Hídricos.

O Caminho das Águas busca promover a educação e a conscientização da sociedade a partir de conceitos e práticas relacionados aos recursos hídricos.

No curso Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios, o objetivo é apresentar conceitos e ferramentas para o monitoramento para atender à Política Nacional de Recursos Hídricos e outras normas afins. No curso Cuidando das Águas, o foco é fazer com que os alunos reflitam sobre sua responsabilidade no uso sustentável da água e sobre as possibilidades de melhoria da qualidade dos recursos hídricos.

Saiba mais

A ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Em 2013, a ANA capacitou 12.534 pessoas. Para 2014, a expectativa é bater este recorde, com 14,5 mil alunos.

Fonte:
Agência Nacional de Águas

Fonte:

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.