NOTÍCIA » IGAM emite informativo oficial sobre a situação da Bacia do Rio ParanaĂ­ba

04/11/2014 Ă s 10:46

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas divulgou o Informativo do da Bacia do Rio Paranaíba referente ao mês de novembro. O informativo aponta a situação atual dos reservatórios que são abrangidos pela bacia em Minas Gerais, o total de chuvas nos últimos períodos e, ainda, a previsão da precipitação para o próximo trimestre.  

De acordo com o documento, todos os reservatórios da Bacia do Rio Paranaíba - São Simão, Itumbiara, Nova Ponte e Emborcação – estão operando a baixo de sua capacidade total, sendo a situação mais crítica o reservatório de Nova Ponte, localizado na Bacia do Rio Araguari, que opera com menos de 30% de sua capacidade. Quanto ao volume útil desses reservatórios, o de São Simão, divisa dos estados de Minas e Goiás, apresenta o pior percentual, apenas 9%.

Foi constada a diminuição da precipitação nos últimos 36 anos e, na última década, as chuvas estiveram abaixo do normal. Durante os dois últimos períodos chuvosos, 2012/2013 e 2013/2014, as precipitações estiveram abaixo do normal, sendo esses períodos classificados como “muito seco”.

A previsão para novembro, dezembro e janeiro, de acordo com o IGAM, é que as chuvas ficarão dentro do esperado. No entanto, isso não significa que os níveis dos reservatórios voltarão ao normal, já que as chuvas não serão suficientes para sanar o déficit dos anos anteriores.

 

Veja o documento completo clicando aqui. 

Fonte: Assessoria De Comunicação

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.