NOTÍCIA » Segundo dia do XVI tem cursos de capacitação e abertura oficial

24/12/2014 Ă s 20:16

O segundo dia do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas foi dedicado ao compartilhamento do conhecimento e da informação. Com minicursos e oficinas em diversas áreas, a ANA – Agência Nacional de Águas possibilitou, durante todo o dia 24 de novembro,  variados níveis de conhecimento: desde noções gerais sobre a gestão dos recursos hídricos, até temas específicos, como o programa Produtor de Água.

Com essas capacitações a agência cumpre um dos objetivos do encontro, que é integrar e preparar os entes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos para que seja possível discutir amplamente a gestão das águas, visando a preservação da quantidade e da qualidade do recurso.

Para Marco Aurélio Pereira Paiva, representante do Poder Público Municipal no CBH Araguari, que participou do curso de Técnicas de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, a grande vantagem desse tipo de evento são as experiências compartilhadas. De acordo com Marco Aurélio, cada participante contribui com uma novidade, isso mostra a evolução da gestão dos recursos hídricos. “É possível observar que problemas que surgiram anteriormente, estão sendo resolvidos. Ainda existem problemas, mas quando se nota uma diversificação dos problemas, é porque já avançamos em áreas básicas”, comemorou Marco Aurélio.

Para esta segunda-feira também foi programada a abertura oficial do evento, com a participação do Secretário de Recursos Hídricos de Alagoas, Arthur Ferreira; o Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacia (FNCBH), Affonso Henrique de Albuquerque Júnior; o Presidente da Rede Brasil e Rede Internacional de Comitês de Bacia (REBOB), Lupércio Ziroldo Antonio; o Presidente da ANA, Vicente Andreu e, ainda, o Governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho.

Em sua fala o Coordenador do FNCBH salientou o momento que a gestão das águas atravessa, para Affonso Henrique a gestão já não pode mais ocorrer da mesma forma. “A lição dessa crise é a sensação que estamos perdendo a guerra contra a degradação ambiental. Portanto, precisaremos trabalhar ainda mais, para que todo o país tenha acesso a água”.

Convocando os organismos de bacia, o Presidente do Recob, Lupércio Ziroldo, afirmou que os comitês de bacia são a base do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e que, portanto, a participação e o engajamento dos membros dos comitês é o que faz o sistema vibrar. Completando sua fala, Lupércio tratou os representantes dos comitês como “guerreiros” que defendem a água.

Também reforçando o papel estratégico dos comitês na gestão das águas, Vicente Andreu, Presidente da ANA, afirmou que os comitês podem auxiliar para a relevância da política de água e a construção de uma agenda em que as questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos seja prioritária e, ainda, que os comitês sejam influenciadores de políticas públicas.

O Governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela Júnior, se disse honrado em receber o maior evento da gestão de recursos hídricos do país. Para o Governador, o momento é oportuno para apoiar os parlamentares da água, referindo-se aos comitês de bacia.

Fonte: Assessoria De Comunicação

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.