NOTÍCIA » I SEMINÁRIO SOBRE FUNDO MUNICIPAL DE DEFESA AMBIENTAL

11/02/2011 Ă s 15:05

As Organizações Não Governamentais de Uberlândia, com finalidade socioambiental, OPA!, Angá, Afes, Amedi, APR, Instituto Ipê Cutural e as entidades GOMA Cultura e o Grupo Faz de Conta, em parceria com o mandato do Vereador Delfino Rodrigues realizarão o “I SEMINÁRIO SOBRE FUNDO MUNICIPAL DE DEFESA AMBIENTAL”.
 
O evento ocorrerá no dia 18 de fevereiro, à partir das 8:30 horas, no Center Convention, Uberlândia/MG, com a presença dos seguintes palestrantes:
 
ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA
Diretora do Fundo Nacional do Meio Ambiente
Ministério do Meio Ambiente
 
HELENA MAGOZO
Diretora do Fundo Municipal de Meio  Ambiente de São Paulo (FEMA/SP)
 
ÉLISSON PRIETO
Professor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, na área de Meio Ambiente e Educação Ambiental
 
O Seminário tem o condão de trazer aos gestores municipais, discussões acerca da criação/estruturação dos Fundos Municipais Ambientais, considerando o cenário contemporâneo da Política Nacional de Meio Ambiente de fomento em ações de defesa, recuperação e educação ambiental, adotando como foco o financiamento público de projetos.
O Município de Uberlândia possui o Fundo Municipal de Meio Ambiente, criado pela Lei Complementar 017/91, com recursos atualmente inutilizados. Há necessidade de estruturação deste fundo, para fomento e financiamento de projetos de entidades ambientalistas, sem fins lucrativos, voltados para recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, além de estimular a sociedade como um todo na atuação em prol da proteção ambiental.
O evento será de grande importância para o Município de Uberlândia e também para a região do Triângulo Mineiro. Estão relacionados na lista de presentes autoridades de Uberlândia e região, representantes da Prefeitura Municipal de Uberlândia, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Câmara Municipal de Uberlândia, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, AMVAP, dentre outros.
Além da presença destas autoridades ligadas à elaboração de políticas públicas, o seminário é fruto da união das entidades ambientalistas que juntamente com o mandato do vereador Delfino, pretende dar força ao movimento e consolidar a atuação das ONGs que não tem finalidades lucrativas, tão somente a proteção ambiental como foco.
A presença da representante do Ministério do Meio Ambiente tem o condão de trazer futuramente recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente à Uberlândia, o que somente ocorrerá se o fundo municipal estiver estruturado, e voltado para fomento de demandas da comunidade organizada.
A representante do Fundo Municipal de Meio Ambiente de São Paulo tem por objetivo trazer à nossa região o exemplo de uma experiência bem sucedida de um fundo estruturado que angaria e repassa muitos recursos à entidades ambientalistas, o que já resultou em muitos projetos de recuperação ambiental.

Fonte:

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.