NOTÍCIA » ConferĂȘncia Nacional de Segurança HĂ­drica promove importante debate sobre gestĂŁo

23/09/2015 Ă s 15:07

Entre os dias 13 e 16 de setembro, em Uberlândia, aconteceu a Conferência Nacional de Segurança Hídrica, uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pool Comunicação. O objetivo do evento foi debater o problema da escassez de água no Brasil reunindo vários setores para propor soluções à crise hídrica. Durante os quatro dias de evento aconteceram fóruns de debate, oficinas e palestras.

A primeira palestra, realizada no dia 13, teve como ministrante o coordenador de política de Recursos Hídricos da União Europeia, Peter Gammeltoft.  Durante sua exposição, ele apresentou cenários diversos, perspectivas futuras e as experiências de outros países para se construir com solidez a segurança hídrica.

Na sequência, no dia 14, os fóruns setores foram abertos. A assessora técnica da diretoria de planejamento da ANA e presidente da parceria brasileira pela Água (GWP – sigla em inglês), Maria do Socorro Branco e o consultor ambiental Sérgio Margulis apresentaram o tema Riscos Climáticos e Ambientais, durante a manhã. À tarde, o professor da UFMG e presidente do CBH Velhas, Marcus Polignano abordou o tema Riscos Sociais e Econômicos. A segunda-feira foi finalizada com o tema Ambientes Institucionais e legais, trazido pelo diretor de gestão das águas e apoio aos comitês de bacia, Breno Lasmar.

Na manhã do dia 15 de setembro, o Plano Nacional de Segurança Hídrica esteve em pauta, apresentado pela diretora da ANA, Gisela Damm Forattini, com corroboração do secretário de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos, que complementou com a Política Nacional de Secas. O pesquisador da Embrapa Cerrados, Lineu Neiva, abriu as palestras do período da tarde, com foco na segurança hídrica para produção sustentável de alimentos, visando o setor agropecuário.

Sobre o setor de Mineração, estiveram presentes o representante da Anglo American, Thales Avelar Nicoli, falando sobre estudos e monitoramentos hidrogeológicos nos arredores da DOMO I; representante da Vale Fertilizantes, Marcus Vinicios Andrade, focando em mapeamento e modelagem do DOMO I; e representante da MDGEO, Breno Alexandre Pereira, com o tema recarga de aquífero.

Para debater sobre o setor Saneamento, o presidente nacional, Aparecido Hojaij, e o diretor de comunicação, José Garcia Alves de Lima, ambos da ASSEMAE, apresentaram os principais desafios do setor dentro dos municípios. As palestras setoriais foram encerradas com o a apresentação do professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Apolo Heringer Lisboa, falando do setor Meio Ambiente e Sociedade.

No último dia da Conferência (16 de setembro) os diversos setores presentes, por meio de oficinas, elaboraram um protocolo de intenções a ser apresentado a órgãos de fomento, imprensa e governo. A redação final do documento está em finalização. Essa minuta e todas as apresentações feitas no evento estarão disponíveis no site do CBH Araguari.

 

 

Fonte: Assessoria De Comunicação

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.