NOTÍCIA » Encob 2015 reĂșne 1600 pessoas

09/10/2015 Ă s 18:00

O Encontro Nacional de Comitês de Bacia, evento tradicional do segmento de recursos hídricos, nesse ano, aconteceu em Caldas Novas (GO). Durante os seis dias de programação, diversas atividades foram desenvolvidas, como oficinas, palestras, visitas técnicas e confraternização. O evento, além de um momento de capacitação, é uma oportunidade para troca de experiências entre os diversos comitês que participam. Dos 230 comitês existentes no Brasil, mais de 130 estavam presentes – somando mais de 1600 pessoas presentes.

O Encontro começou no domingo (4) com uma caminhada ‘Pelas Águas e Pelos Comitês de Bacia Hidrográfica do Brasil’. Em seguida, deu-se início ao Seminário de Comunicação e Sociedade, ministrado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Paralelamente, o II Encontro das Águas de Goiás foi realizado e contou com palestrantes da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (SECIMA-GO).

A segunda-feira (5) foi marcada pelas oficinas. Ao todo, seis cursos foram ministrados durante todo o dia: Programa Produtor de Água, Noções Gerais de Gestão de Recursos Hídricos, Plano de Bacia Como Instrumento Estratégico de Sustentabilidade dos Recursos Hídricos, Comitês de Bacias: o que é e o que faz, Técnica de elaboração de projetos e captação de recursos, Educação ambiental – gestão de recursos hídricos, Oficina da WWF – Observatório de Águas. Paralelamente, ainda aconteceu a reunião da Rede Brasil de Organismos de Bacia e o Fórum Mineiro de Comitês de Bacia.

A noite foi um momento de confraternizar, logo após a solenidade oficial de abertura. Na mesa de autoridades, o Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, o Prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal, o Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Affonso Henrique de Albuquerque Júnior, o Secretário técnico permanente da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Jean-François Donzier, dentre outros.

Na terça-feira (6), o evento contou com as conferências sobre “Segurança Hídrica como Política Pública” e “Segurança Hídrica como Base para o Desenvolvimento”, na parte da manhã. A tarde, deu-se início às Mesas de Diálogo – Sustentabilidade dos Comitês de Bacia e Água e Turismo.

Além da continuação das mesas de diálogo – Comitê: Indutor da Gestão de Recursos Hídricos e A Importância da Informação e das Novas Tecnologias para a Gestão de Recursos Hídricos -, o especialista em conservação da WWF Brasil, Ângelo Lima, falou sobre o Observatório de Águas da entidade. O Fórum Mundial da Água de 2018, que será realizado em Brasília, também foi apresentado. Ainda na quarta-feira, os comitês tiveram espaço aberto para expor suas ações e projetos.

Já na quinta-feira (8), logo após a mesa de diálogo Planejamento Hídrico para Habitação, Abastecimento e Saneamento, aconteceram reuniões setoriais (sociedade civil, poder público, usuários de água, Fóruns de Comitês, entidades delegatárias e agências de água, órgãos gestores e juventude e recursos hídricos). O dia foi finalizado com a troca de experiências entre os comitês.

O último dia de evento foi destinado à Assembleia Ordinária e Extraordinária do FNCH. A reunião teve como objetivo a eleição do novo coordenador do Fórum. Após empate, as duas chapas candidatas foram eleitas. Dessa forma, o FNCBH terá dois coordenadores (Luiz Carlos Sousa Silva e Affonso Henrique Albuquerque) e dois coordenadores adjuntos (Leonice Latufo e Anivaldo Miranda). O Encontro terminou com a visita técnica ao Parque Estadual da Serra de Caldas e ao Rio Quente Resorts que aconteceram concomitantemente.

 

 

Fonte: Assessoria De Comunicação

0800 039 4269
Atendimento aos UsuĂĄrios de Recursos HĂ­dricos
da Bacia HidrogrĂĄfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.