NOTÍCIA » Encob conta com cerca de 1200 participantes

20/07/2016 às 08:53

O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob 2016) teve essa edição realizada em Salvador, entre os dias 3 e 8 de julho, e contou com cerca de 1200 participantes. No primeiro dia, dois seminários foram ministrados pela Agência Nacional de Águas (ANA), com os temas “Água, Comunicação e Sociedade” e “Cobrança pelo uso da água”.

Os presentes participaram da Caminhada Pelas Águas e Pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil, no segundo dia do evento. Após a passeata, foi realizado um ato simbólico que consistiu em unir as águas das bacias de todo?o país.  Cada comitê trouxe um pouco de água de sua?bacia - parte desta água foi despejada em um aquário e o restante esteve exposto em garrafas durante o evento. Houve, ainda, oficinas com os temas: Instrumentos de Gestão, Pagamento de Serviços Ambientais, Observatório da Governança das Águas, Educação Ambiental e Recursos Hídricos e Competências para gestão das águas.

A solenidade oficial de abertura aconteceu a noite, e contou com a presença do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, o Senador Roberto Muniz, o Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo José Soavinski, o Secretário de Estado de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, o Diretor Presidente da Agência Nacional das Águas, Vicente Andreu Guillo, entre outros.

No dia 5 de julho, o evento contou com mesas de diálogo, os temas foram “Estado da arte da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil após duas décadas da aplicação da Lei das Águas” e “Desastre ambiental da Bacia do Rio Doce/MG”.

No dia 6 de julho, os comitês mineiros se reuniram no Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH). No Encob, ocorreram mais duas mesas de diálogo com os temas “Saneamento e Recursos Hídricos – Avanços e Desafios” e “Situação dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Brasil”. As temáticas abordadas objetivaram discutir sobre a melhoria das condições das bacias hidrográficas, implantação de planos de saneamento e desperdício de água, além da cobrança pelo uso dos recursos hídricos e investimentos no setor.

O penúltimo dia de atividades, abriu espaço para os encontros setoriais entre sociedade civil, poder público, usuários de água, juventude e recursos hídricos. Os encontros possibilitam que sejam explanados diversos assuntos, buscando a interlocução e a integração quanto à gerência dos recursos hídricos. Além disso, a atividade visa o fortalecimento de todos que compõe o sistema e, com isso, possibilitar melhorias para garantir a qualidade e quantidade de nossas águas.

O encerramento foi marcado pelas Assembleias do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). Em pauta, as alterações propostas para o Regimento Interno, visando a eliminação de pontos conflitantes existentes. Além disso, foram necessárias alterações que propiciem que os representantes dos comitês tenham mais autonomia para avançar nas ações que buscam melhorias no gerenciamento dos recursos hídricos.

Dentre as mudanças sugeridas estava, por exemplo, a proposta de alteração da periodicidade de realização do Encob, que passaria a ser realizado a cada dois anos. A medida não foi aceita e o encontro permanece ocorrendo anualmente. A XIX edição Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas será realizada em Brasília (Distrito Federal), em 2017.

 

O CBH Araguari esteve presente no evento, representado pelo presidente, Antonio Giacomini, vice-presidente, Marco Aurélio Paiva, coordenador da CTPlan, Sylvio Andreozzi, e membros Maurício Scalon, Geraldo Magela e Hideraldo Buch.

Fonte: Assessoria De Comunicação

0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos
da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.