NOTÍCIA » Saiba mais sobre o XX Encob 2018

19/07/2018 às 11:14

 

O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas 2018 (XX Encob), acontece em Florianópolis (SC), de 20 a 24 de agosto, e tem como tema principal “O Futuro da Água - Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos”. A edição deste ano objetiva mapear desafios e encontrar soluções, discutindo uma visão comum.

O cronograma do evento está divido em temas diários. No dia 20 de agosto, as questões relacionadas à gestão de recursos hídricos serão abordadas com diversas oficinas sobre enquadramento dos corpos de água superficial; implementação de parcerias; planejamento e gestão de águas subterrâneas; monitoramento da qualidade da água; cadastro de usuários como ferramenta de gestão; o desafio de integração dos planos setoriais; entre outros.

Já no segundo dia de evento, a inovação pautara as discussões. Serão abordados assuntos, como o uso da tecnologia na gestão dos recursos hídricos; apresentação de casos de reuso da água na indústria e economia de água; segurança hídrica e eventos climáticos; mecanismos de comunicação na gestão da água; uso de tecnologias e softwares; e o papel dos comitês no processo de fomento à inovação social.

Dia 22 de agosto, os participantes terão a oportunidade de trabalhar questões relacionadas à transparência, com palestras e salas temáticas sobre a legislação como elemento de transparência; experiências internacionais francesas (autonomia dos comitês em relação ao Estado) e chilena (privatização da água); informação participativa como instrumento de transparência; transparência na cobrança; como ampliar a transparência na gestão da água, dentre outras.

O quarto dia de evento será marcado por discussões sobre os desafios e oportunidades na gestão dos recursos hídricos. Já no dia 24, último do encontro, está prevista a realização de uma palestra aberta ao público. Na programação ainda há a previsão de inclusão temas como: Educação ambiental; Água e gênero; Gestão de áreas costeiras; Dessalinização da água.

O evento, que é gratuito, reúne membros dos principais Comitês do país e fomenta discussões relevantes sobre temas que precisam ser trabalhados para a melhoria da gestão de recursos hídricos. O CBH Araguari participa ativamente da organização, por meio do presidente do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) e membro do Comitê, Hideraldo Buch, além da participação de outros que, anualmente, representam o Comitê e têm a oportunidade de se capacitarem.

Para saber mais sobre o evento acesse o site www.encob.org

Fonte: Assessoria De Comunicação

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI
Rua Jaime Gomes, 741, Centro / Araguari, MG - CEP: 38440-244
FoneFax: (34) 3246-4269
E-mail: comite.araguari@agenciaabha.com.br

©2014. Todos os direitos reservados.