Loading...
Top Noticias

Notícias

CBH Araguari realiza 6ª Assembleia Geral Ordinária

NOTÍCIAS

10/06/2014

CBH Araguari realiza 6ª Assembleia Geral Ordinária

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Vale do Paranaíba (FIEMG) recebeu em sua sede, na cidade de Uberlândia, a 6ª Assembleia Geral Ordinária do CBH Araguari, ocorrida na quinta-feira, dia 05 de junho. A assembleia foi importante para a discussão de assuntos de grande relevância, como a aprovação do layout do novo site do Comitê e o acompanhamento das atividades das Câmaras Técnicas.

 

A assembleia foi aberta com a homenagem ao membro falecido recentemente, Arnaldo Abranches Mota Batista, representante da FEAM. Na sequência os conselheiros Antônio Malard (FEAM), Gilmar Machado (AMVAP) e José Humberto (Associação Rio Claro) tomaram posse.

A Franco Propaganda, empresa responsável pela comunicação do Comitê, apresentou a empresa e também o diagnóstico de comunicação do CBH Araguari, que pode ser acessado aqui. Lyanna Peixoto, sócia-diretora da empresa, ressaltou que desde outubro de 2013 a Franco Propaganda tem trabalhado em um planejamento de comunicação coerente com as expectativas de comunicação do CBH Araguari e que, acima de tudo, compreenda todas as peculiaridades de um comitê de bacia. Na oportunidade da apresentação do diagnóstico de comunicação foi discutido também o evento que visa construir as declarações institucionais do CBH Araguari. Após as sugestões dos conselheiros, foi definido que este evento acontecerá no dia 04 de setembro, com local a definir.

O item seguinte foi a definição do layout do site do CBH Araguari e das suas funcionalidades. Foram recebidas por e-mail sugestões dos membros para o layout do site, que foram realizadas e apresentadas em plenária para apreciação dos conselheiros. Nara Santos, assessora de comunicação do Comitê, suscitou a questão do recebimento e do tratamento de denúncias ambientais através do site do CBH Araguari. Os conselheiros discutiram e ficou acordado que o novo site deverá ter um espaço “Fale Conosco”, o qual receberá críticas, sugestões e denúncias, que deverão ser encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Os coordenadores das Câmaras Técnicas apresentaram o andamento de suas atividades. Marcus Vinícius apresentou o Seminário de Águas Subterrâneas, promovido pela CTOC – Câmara Técnica de Cobrança e Outorga. O seminário trará especialistas na área e coadunará informações que serão essenciais na revisão do Plano Diretor da Bacia do Rio Araguari.

O principal encaminhamento da CTIL – Câmara Técnica Institucional Legal, de acordo com Thiago Nascimento, coordenador da CT, são as faltas sem justificativas dos conselheiros, já que o Regimento Interno estipula que duas faltas consecutivas sem justificativa exclui-se o membro com aprovação da plenária. Portanto a Câmara Técnica emitirá um parecer e levará à plenária para consulta. Outro ponto de discussão que será levado aos membros em breve por meio da CTIL é o custeio das despesas para o segmento Sociedade Civil para participação em reuniões do CBH Araguari.

Na sequência o coordenador da CTPLAN – Câmara Técnica de Planejamento, Sylvio Andreozzi, relatou as atividades que estão sendo desenvolvidas na CT, são elas: priorização das ações previstas no Plano Plurianual de Aplicação de Recursos e dos projetos de demanda espontânea; apresentação das informações sobre fitorremediação, por meio de um seminário, para que se defina o modelo a ser utilizado na bacia do rio Araguari; revisão do Plano Diretor da Bacia do Rio Araguari, começando pela elaboração do Termo de Referência para a contratação da empresa que fará a revisão do Plano.

O último ponto de pauta foi a apresentação da Analista Ambiental da ABHA, Dra. Adairlei Silva, que está à frente do Projeto de Combate às Perdas Físicas, que são ações que visam reduzir as perdas físicas não faturadas e, ainda, diagnosticar qual tipo de perda ocorre entre a estação de tratamento e os domicílios. O projeto está sendo implantado em 9 cidades da bacia, são elas: Uberlândia, Uberaba, Araguari, Tupaciguara, Nova Ponte, Sacramento, Patrocínio, Ibiá e Pratinha.

Notícias em destaque

Mais notícias