Loading...
Top Noticias

Notícias

O projeto de ampliação do Horto municipal de Ibiá será custeado pelos recursos arrecadados com a cobrança pelos usos de recursos hídricos.

NOTÍCIAS

04/10/2010

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e Prefeitura de Ibiá assinam
convênio para aplicação de recursos gerados com a cobrança pelos usos de recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari

                 Os recursos gerados com a cobrança pelos usos de recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari começam a ser revertidos a partir da próxima terça-feira, 05/10, com a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Ibiá, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari - CBH Araguari e a Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari - ABHA. O primeiro projeto a ser custeado é a ampliação e melhoria do Horto de Ibiá, para a produção de mudas a serem destinadas aos produtores rurais para a recuperação de áreas degradas nas proximidades do Ribeirão Misericórdia, abrangendo ainda os municípios de Campos Altos e Pratinha. De acordo com os termos do convênio serão aplicados aproximadamente R$ 115.000,00 (cento e quinze mil reais) neste primeiro projeto. O convênio será assinado pelo prefeito de Ibiá, Sr. Ivo Mendes Filho, pelo presidente do CBH Araguari, Sr. Wilson Akira Shimizu, e pelo presidente do Conselho de Administração da ABHA, Sr. Leocádio Alves Pereira, às 17h00min, na sede do Comitê, à Rua Jaime Gomes, nº 403 – Fundos, Centro, na cidade de Araguari.
                 A cobrança pelos usos de recursos hídricos atende leis federal e estadual como ferramenta a ser paga pelos usuários, na busca de garantir a quantidade e qualidade das águas. Os recursos devem ser aplicados em projetos e programas na bacia onde são gerados obedecendo o seu Plano Diretor de Recursos Hídricos. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari dispõe até o momento de recursos da ordem de 2 milhões e 300 mil reais, originários da cobrança pelos usos de recursos hídricos.
                 Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, Wilson Shimizu, “esse primeiro convênio representa um marco histórico na aplicação prática de políticas públicas de recuperação e conservação dos recursos hídricos na região de abrangência da bacia”.
 
Outros Projetos
 
                Outras ações já estão sendo projetadas pelo Comitê para a aplicação dos recursos, como a elaboração de projetos de Estação de Tratamento de Esgotos em municípios que manifestarem o interesse e, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, com a construção da rede de monitoramento da quantidade e qualidade da água na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.

Notícias em destaque

Mais notícias