Loading...
Top Noticias

Notícias

Proposta de Plano Plurianual de Aplicação contemplará o período entre 2022 e 2024

NOTÍCIAS

08/06/2021

Proposta de Plano Plurianual de Aplicação contemplará o período entre 2022 e 2024

Em nova reunião na manhã desta terça-feira (8), os membros do Grupo de Trabalho de revisão do Plano Plurianual de Aplicação (GT PPA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) estiveram reunidos na 4ª reunião ordinária deste ano para retomar o diálogo sobre a proposta para o PPA de 2022 a 2024.

 

A entidade equiparada, Abha Gestão de Águas, conduziu a apresentação do documento, já contemplando os ajustes solicitados pelo Grupo nas reuniões anteriores. Como a Abha Gestão de Águas possui equiparação até o ano de 2024, em atendimento ao contrato de gestão nº 003/2019, entre Igam e Abha, a sugestão é que o PPA tenha o período de vigência do contrato, portanto, um ano a mais do que inicialmente pensado. O Grupo aprovou a sugestão e passará a trabalhar o documento para o período de 2022 a 2024.

 

A Abha também pontuou sobre os projetos presentes em cada Programa, como o projeto PROURGAS – que funciona como Agência de Estágios e é fruto de uma cooperação entre o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad) e CBH Araguari. A parceria para contratação dos estagiários começou em 2020 e visa reduzir o passivo de processos de outorgas na unidade de atendimento da Bacia.

 

O gerente ambiental do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae Uberlândia), Celismar Costa, falou sobre o Programa Buriti, projeto de revitalização ambiental idealizado pelo Dmae Uberlândia e que recebeu aportes financeiros do Comitê por meio da Cobrança pelo Uso da Água na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.

 

O gerente apresentou proposta do novo Programa Buriti, que será atendido pela proposta do PPA 2022/2024, com uma planilha contendo as propriedades participantes e dados como nome da propriedade, nome do produtor, metragem do cercamento, quantidade de mudas plantadas e valor total aplicado. Também foi apresentada uma planilha dos insumos utilizados no programa, com os orçamentos atualizados, detalhamento das etapas e valor final para futuras aquisições, assim como a quantidade de etapas. O documento com todos os dados do Programa Buriti será enviado aos membros do GT PPA.

 

A coordenação do GT PPA convocará uma nova reunião, ainda com data a ser definida, para dar sequência às análises acerca do PPA.

Notícias em destaque

Mais notícias